José Dirceu é condenado a mais de 10 anos de prisão por envolvimento no mensalão - Política

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta segunda-feira, a pena do ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu (PT), em 10 anos e 10 meses de prisão. Segundo o ministro Joaquim Barbosa – relator da Ação 470 -, Dirceu se valeu de sua posição e do cargo que ocupava para obter vantagens. Além da pena de reclusão, o petista também foi multado em R$ 676 mil, correspondentes a 260 dias-multa no valor de dez salários mínimos, fixados aos valores praticados na época. Com a pena superior a oito anos de reclusão, José Dirceu terá que cumprir em regime fechado, conforme estabelece o Código Penal.

Lewandowski abandona plenário do STF após discussão com Joaquim Barbosa STF retoma hoje sessão para calcular pena dos condenados no processo do mensalãoAyres Britto deixará processos importantes no STF sem definiçãoSTF condena Simone Vasconcelos a mais de 12 anos Durante sua argumentação, o ministro Joaquim Barbosa afirmou que a culpabilidade do ex-minsitro é “extramamente elevada”. “Ele valeu das suas posições de mando e proeminência, tanto no Partido dos Trabalhadores quanto no governo federal. Essa posição de força do réu foi fundamental para a outorga de cobertura política dos integrantes da quadrilha”, afirmou.

A pena de José Dirceu ficou definida da seguinte forma: por formação de quadrilha, a pena estabelecida pelo STF foi de dois anos e 11 meses de reclusão. Pelo crime de corrupção ativa, o petista ficaria preso por sete anos e 11 meses, além de 260 dias-multa, no valor de 10 salários mínimos, totalizando R$ 676 mil, em valores na atualizados.

Fonte: http://www.orfury.com.br/blog/5207/jose-dirceu-e-condenado-a-mais-de-10-anos-de-prisao-por-envolvimento-no-mensalao---politica.html

0 comentários:

Postar um comentário